Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

FEIJOADA

A feijoada já existia nas senzalas desde a chegada dos primeiros escravos da África. As partes menos nobres do porco como orelha, focinho, rabo e pé eram descartadas pelos senhores, e os escravos as salgavam para que pudessem guardá-las.



DICAS DE ETIQUETA

        - Bons anfitriões adoram receber e preocupam-se com o bem-estar dos convidados.

        - Devemos saber apreciar e respeitar os temperos e o paladar dos anfitriões.

        - Não encha a mesa de velas pois seu cheiro pode incomodar alguns convidados.

        - Achar que é chique limpar apenas o canto da boca com a ponta do guardanapo não
           está com nada.

        - Em um evento flores de plástico e tecido são abomináveis, tem que ser frescas, ou nada.

        - Não deixe travessas quase vazias à vista. Reponha os aperitivos ou retire-as.


         Fonte: Fábio Arruda



quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

LIMONADA SUIÇA





Sugestão do dia - 30/01/2014
Suco perfeito para o verão, além de ser saudável!
Rendimento: 5 copos









Ingredientes:
2 limões Taiti
1 litro de água
Açúcar a gosto
Gelo a gosto

Modo de Preparo:
1- Lavar bem os limões.
2- Cortar os limões em 4 partes (retire as sementes).
3- Bater no liquidificador os limões com a água, açúcar e o gelo.
4- Coar.
5- Servir em seguida para não amargar

Fonte: Livro de Receitas




quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MAIONESE DE MACARRÃO




Sugestão do dia - 29/01/2014
Esta receita é perfeita para se fazer em dias  muito quentes, fácil de fazer e fica uma delícia.
Rendimento: 5 porções








Ingredientes:
1 pacote de macarrão tipo parafuso (500g)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 lata de milho verde escorrido
1 lata de ervilha escorrida
1/2 xícara (chá) de azeitona verde fatiada
1/2 xícara (chá) de maionese
1 colher (chá) de mostarda
2 colheres (sopa) de cebolinha fatiada

Modo de Preparo:
Cozinhe o macarrão em uma panela com água fervente e sal conforme as instruções da embalagem ou até ficar al dente. Escorra e passe por água corrente para esfriar. Despeje em um refratário e acrescente o milho, a ervilha, a azeitona, a maionese, a mostarda, a cebolinha, sal e pimenta. Misture bem até incorporar e sirva em seguida ou mantenha na geladeira até o momento de servir.

Fonte: Culinarista Palmirinha Onofre



terça-feira, 28 de janeiro de 2014

QUATRO ANTEPASTOS

ESPETINHO DE CEREJA, CEBOLINHA E QUEIJO
É só espetar no palito cebolinha de conserva, cereja e queijo prato cortado em cubinhos.












AZEITONAS TEMPERADAS
Para meio quilo de azeitonas sem caroço, 1/3 de xícara (chá) de azeite, 1 colher (sopa) de alho picado e 1colher (chá) de orégano.












TOMATINHOS RECHEADOS
Bata no liquidificador 100ml de creme de leite, 100g de maionese, 100g de peito de peru, 50ml de azeite, 1 colher (sobremesa) de cebola, sal e pimenta. Por último, 1 envelope de gelatina sem sabor (feita conforme a embalagem) ainda quente. Recheie os tomates na hora de servir e decore com peito de peru cortadinho bem pequeno e pimenta rosa. Coloque numa colher forrada de com um pouco de geleia de pimenta.






BISCOITINHO COM MOUSSE DE RICOTA
Bater no liquidificador 200g de ricota, 1/2 caixa
de creme de leite, 1/2 vidro de maionese, 1/2
pacote de queijo parmesão. Colocar sobre os
biscoitos e decorar com salsa e nozes.







 


Estes antepasto são deliciosos e quem me passou essas receitas maravilhosas
 e rápidas foi a minha queridíssima amiga Virgínia Vilela!



ANA LUIZA TRAJANO

 
 
Em novembro de 2013 fui convidada para ir no lançamento do livro Cardápios do Brasil da autora Ana Luiza Trajano (dona e chef do restaurante Brasil a Gosto).
Este lançamento do Senac São Paulo é resultado das viagens de pesquisa realizadas pela autora do Acre ao Rio Grande do Sul, do Sertão ao litoral entre 2003 e 2013.
O livro é lindo e traz receitas maravilhosas, eu já li duas vezes, amei!





AULA COM A CHEF ROBERTA SUDBRACK


 
Eu tive o privilégio de fazer uma aula na Escola Wilma Kövesi de cozinha com a chef Roberta Sudbrack. A aula se chamava A Cozinha de Roberta Sudbrack, feitos à mão: uma cozinha de alfaiate. A chef trabalha da seguinte forma ela escolhe um ingrediente e busca todas as possibilidades com ele, por inteiro, a partir de conhecimento técnico, tentativa e erro e muita prova (casca, polpa, caroço, cru, cozido, frito, assado e assim por diante). No ano de 2013 a estrela foi a fruta-pão, apresentada nas mais diversas formas. Sua maneira de trabalhar, aliás, busca a origem da culinária simples que viu a avó fazer no Rio Grande do Sul e que descarta a tecnologia de ponta para preparar os alimentos, como, exemplifica ela, os thermomix da vida. Se a comida de Roberta parece, e é, sofisticada ao primeiro olhar, na boca surpreende com sabores absolutamente confortáveis e a lembranças gostosas. Roberta nos ensinou a fazer quatro pratos diferentes, suas técnicas e seus segredos, todos ficaram lindos e deliciosos (fotos abaixo).
A aula foi um show e a chef é um espetaculo!

Fruta-pão, foie gras, farinha de banana
 
 
Marinados: mar, terra, quintal
 
 
Cabelo de milho, lardo, patinhas de camarão
 
 
Ovo rasgado, antenas de camarão
 
 
Chef Roberta Sudbrack
 
Já foi chef do Palácio da Alvorada, é autora de livros, seu restaurante o RS no Rio de Janeiro é muito bem frequentado, foi eleito 10º melhor da América Latina e 80º melhor do mundo. Uma das chefs de cozinha mais bacanas do Brasil, pela sua simplicidade, criatividade e inteligência. Roberta nasceu em Porto Alegre, mudou-se para Brasília aos oito anos por causa do trabalho dos avós, fez faculdade de veterinária em Washington, mas acabou largando, pois a sua vocação era a cozinha, apaixonada pelo que faz não consegue se ver fazendo outra coisa.
 
 
 
 
 

NEKA MENNA BARRETO



 
Apaixonada pelos sabores, especiarias e aromas e também pelo ato de amor envolvendo preparar, cozinhar e servir levou-a a cursar a faculdade de nutrição e posteriormente a tabalhar com banquetes em grandes eventos. Seu trabalho chamou a atenção do público que passou a requisitá-la para assinar cardápios. Neka Gastronomias tem uma história de mais de 20 anos, foi trilhada e construída por Neka e sua irmã e sócia Jacque Menna Barreto, que comanda os setores de atendimento, marketing e produção. A gastronomia de Neka oferece um banquete de opções preparadas com técnica e elegância, pratos refinados e artisticamente elaborados.
Neka é um exemplo de elegância, competência e simpatia!



 

AULA DE COZINHA - FAMÍLIA ZUCCARDI - MENDOZA - ARGENTINA


 
Na Vinícola Familia Zuccardi (Mendoza), são oferecidos várias atividades para turístas, dentre elas a aula de cozinha. Resolvi fazer, pois eu adoro cozinhar e também ter a oportunidade de aprender pratos novos. O curso tem duração de quatro horas e apredemos a fazer empanadas de carne, queijo, pão branco e pastelitos. A aula é administrada por um chef, onde ele vai ensinando passo a passo de cada receita, cada aluno tem seu espaço e seus ingredientes e vai desenvolvendo a receita junto com o chef (a comunicação é em inglês e espanhol). No final é degustado tudo o que foi feito pelos alunos acompanhado de um vinho.
É muito bacana, pois você conhece pessoas mundo inteiro, aprende receitas típicas do lugar e se diverte muito, sem dúvida uma experiência nova e interessante!
Reservas: (0261) 441 0000 - www.casadelvisitante.com
 
Pão feito pelos alunos
 
 
 Depois de pronto
 
 
Pastelitos com recheio de goiabada
 
 
Depois de prontos
 
 
Empanadas prontas para dobrar
 
 
Depois de prontas
 
 
Chef Sérgio nos orientou nas receitas dadas com muita atenção
e competência
 
 
 
 

FESTIVAL GOURMET


 
Eu e duas amigas fomos visitar no dia 18 de Maio o Festival Gourmet no Shopping Iguatemi Alphaville, participaram 16 chefs, foram oferecidos mais de 60 pratos, muitas opções de produtos para levar para casa, muita descontração e divertimento.
O evento foi excelente, muito organizado, os pratos deliciosos, os chefs muito atenciosos, foi perfeito!

Banda
 
 
 
 
 
Bobó de Camarão da Neka 
 
 
 
 
 
Três tipos de Farofas do Capim Santo
 
 
 
 
 
Salgadinhos do Bruno Garin
 
 
 
 
 
Torta de Pêra do Guga Caiuby
 
 NósTivemos a oportunidade de conhecer alguns chefs como:
 
 Chef Bel Gonçalves
Bel é formada em Biologia pela Puc-Campinas, por gostar de conhecer restaurantes novos, experimentar pratos diferentes, colecionar livros, revistas sobre culinária e também por conviver com o ambiente gastronômico, pois sua avó paterna era cozinheira profissional e sua mãe uma exímia cozinheira, o ingresso neste mundo começou de forma caseira, primeiro organizando as festas de aniversário dos filhos, depois preparando jantares e pequenas reuniões para amigos que acabaram virando clientes e assim as festas foram surgindo.
 
 
   Chef Mariana Araújo
Mariana nasceu em Curitiba, formada pelo Senac, numa proposta ousada e cada vez mais recorrente na cidade, ela abriu mão de uma vitrine variada para investir em apenas uma guloseima a bomba, ou, como chamam os franceses éclair.
 
 
 Chef Bruno Garin
Formado pelo Senac, Bruno adora o que faz, teve a oportunidade de trabalhar com grandes nomes da Gastronomia. Entre eles, o chef suiço Chistophe Besse e o chef francês Marc Gonzalez, do restaurante All Seasons. Também fez parte do staff do renomado Alain Uzan, que assina o cardápio do Bistrô Ville Du Vin. Participou da edição 2007 do Prazeres da Mesa, evento que reúne os principais chefs de cozinha do Brasil e do mundo e que acontece todos os anos no Senac.
 
 
 Chef Rodrigo Martins
A lista dos restaurantes que ele já trabalhou é extensa, desde o Bar do Chef, em Águas de São Pedro até o restaurante do grande chef Laurent Saudeau que o iniciou na carreira de chef. Mesmo com toda a experiência de cursos como o básico de cozinha do Senac e o curso de chef internacional conveniado ao CIA (Culinary Institute of América), a sua verdadeira base vêm de família. O seu reconhecimento profissional veio depois de seis anos a frente do Pomodori, conceituado restaurante italiano da cidade de São Paulo. A sociedade se desfez e Rodrigo Martins foi convidado a assumir as cozinhas da rede de lojas Vino, com lojas em São Paulo, Curitiba e Londrina.
 
 
 
 

 

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

OFICINA DE ERVAS E ESPECIARIAS E SEU USO NO COTIDIANO


 
O Blog foi convidado à participar de uma oficina de ervas e especiarias com o chef Rildo Gonçalves, cozinheiro chef internacional pelo Centro Universitário Senac de São Paulo. A oficina abordou os usos, as curiosidades e os benefícios das ervas aromáticas, temperos e especiarias que são usados no dia a dia em nossa cozinha. Foi dado também muitas dicas como utilizar e combinar esses temperos e ervas em alguns pratos, como conservar, vivência e degustação.
O curso foi dinâmico, divertido, o conteúdo excelente, receitas práticas, fáceis e deliciosas, adorei!


Chef Rildo ensinado a fazer receitas práticas e deliciosas
 
 
Salada de Macarrão com Tomates Cerejas, Azeitonas pretas e
ervas frescas 
 
 
Preparando para fazer Patê de Abóbora
 
 
Patê de Abóbora com especiarias e ervas frescas
 
 
 O pilão para moer as ervas misturadas com outras especiarias
 
O curso foi realizado no Sesc Pinheiros na Rua Paes Leme, 195 Pinheiros - SP - Tel: (11) 3095-9400