Fonte da vida, quase dois terços do organismo é formado por água. Ela se divide em três compartimentos (células, interstício e sangue). Por isso vamos ver o que água garante organismo adentro.
Cérebro
Como qualquer outra célula, os neurônios precisam de água. O abastecimento adequado é crucial para eles se manterem conectados, transmitindo seus impulsos. Se fica a desejar, o raciocínio e o humor sofrem as consequências.
Músculos
O mecanismo de contração e relaxamento depende do volume híbrido nas fibras musculares. Se elas ficam murchas, lá se vai o vigor, isto é, falta força para correr, erguer pesos e para bater, no caso do músculo cardíaco.
Rins
Beber muita água é uma ótima estratégia para prevenir os cálculos renais. Quanto maior a fluidez do líquido filtrado pelos rins, menor a probabilidade de a urina concentrar partículas sólidas que, agrupadas, dão origem às pedrinhas.
Intestino
Garantir a cota diária de água dá um empurrão no trânsito intestinal e evita a prisão de ventre. A água não só deixa o bolo fecal mais pastoso como estimula os movimentos peristálticos que o mandam embora do corpo.
Pulmões
A última fração da árvore respiratória, que corresponde aos alvéolos, precisa estar bem hidratada para que a difusão do oxigênio aconteça da melhor maneira. Sem contar que uma boa umidade nas vias aéreas reduz o risco de infecções.
Circulação
Um volume satisfatório de água viajando pelos vasos garante que todo o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue. A desidratação torna o líquido viscoso e favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos.
Fonte: Regina Célia Pereira
Cris, que bom que você voltou, estava com saudades das suas postagens. Eu acompanhava muito o Temperos e Prazeres e agora vou seguir o Gourmet Chique, eu adoro você!!! Bjus Fernada (vizinha).
ResponderExcluirObrigada amiga pela força! Eu também adoro você, bjus.
ResponderExcluir