Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

ÁGUA

Fonte da vida, quase dois terços do organismo é formado por água. Ela se divide em três compartimentos (células, interstício e sangue). Por isso vamos ver o que água garante organismo adentro.

Cérebro
Como qualquer outra célula, os neurônios precisam de água. O abastecimento adequado é crucial para eles se manterem conectados, transmitindo seus impulsos. Se fica a desejar, o raciocínio e o humor sofrem as consequências.

Músculos
O mecanismo de contração e relaxamento depende do volume híbrido nas fibras musculares. Se elas ficam murchas, lá se vai o vigor, isto é, falta força para correr, erguer pesos e para bater, no caso do músculo cardíaco.

Rins
Beber muita água é uma ótima estratégia para prevenir os cálculos renais. Quanto maior a fluidez do líquido filtrado pelos rins, menor a probabilidade de a urina concentrar partículas sólidas que, agrupadas, dão origem às pedrinhas.

Intestino
Garantir a cota diária de água dá um empurrão no trânsito intestinal e evita a prisão de ventre. A água não só deixa o bolo fecal mais pastoso como estimula os movimentos peristálticos que o mandam embora do corpo.

Pulmões
A última fração da árvore respiratória, que corresponde aos alvéolos, precisa estar bem hidratada para que a difusão do oxigênio aconteça da melhor maneira. Sem contar que uma boa umidade nas vias aéreas reduz o risco de infecções.

Circulação
Um volume satisfatório de água viajando pelos vasos garante que todo o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue. A desidratação torna o líquido viscoso e favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos.

Fonte: Regina Célia Pereira



2 comentários:

  1. Cris, que bom que você voltou, estava com saudades das suas postagens. Eu acompanhava muito o Temperos e Prazeres e agora vou seguir o Gourmet Chique, eu adoro você!!! Bjus Fernada (vizinha).

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga pela força! Eu também adoro você, bjus.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho, você me deixará muito feliz! E, com certeza, te retornarei! Bjus