Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

AULA E PASSEIO - PARAIBUNA - FRUTAS NATIVAS, COMIDA CAIPIRA

 
 

Visitar a cidade de Paraibuna é explorar um universo de aromas, sabores, simplicidade, natureza, tradição e alegria. Esta a uma distância de 120 km de São Paulo, indo pela trilha dos Tamoios, o principal caminho que leva ao litoral Norte.
A gastronomia é uma das maiores riquezas de Paraibuna (SP). Revela elementos da cultura do homem do campo, por meio de receitas que se mantiveram ao longo do tempo, assumindo assim o seu lado caipira.
O fogão à lenha, que exige sabedoria de sua cozinheiras, transforma o ato de cozer em uma arte.
Os doces feitos com frutas e produtos da região encantam e garantem fama ao município.
Há ainda para os apreciadores de uma boa cachaça, diversas opções fabricadas de maneira artesanal ou incrementadas com frutos locais. Mas, nada mais paraibunense que tomar um café fresquinho feito no coador de pano, com pó torrado em casa a acompanhado dos mais deliciosos quitutes.

Eu tive o prazer de ir a Paraibuna junto com a Escola Wilma Kövesi de Cozinha, para participar de uma visita em alguns sítios como:

- Sítio JJ - Cachaça Jotinha.

 
 
- Rancho da Fartura, onde tomamos um café da manhã caipira com uma variedade enorme de quitutes deliciosos.

 Rancho da Fartura
 
 
Café da Manhã Caipira
 
 
Bolinho Taradinho


- Sítio do Bello, onde o dono e produtor Douglas Bello da uma aula sobre as perspectivas de frutas nativas e seus potenciais usos e questões relacionadas a sustentabilidade. Fizemos uma trilha dentro da Mata Atlântica, passando por dentro do plantio de frutas nativas, com degustação das frutas no pé.

Mudas
 
 
Cambuci, uma fruta nativa da região da
 Serra do Mar
 
 
Fruta no pé

- Mercado da Suzana, um espaço rústico e com arte de ser mineiro. Almoço com comida mineira, uma forma de mostrar um pouco da "Cultura Caipira" do Vale do Paraíba, que é específica, com o uso intenso de milho, mandioca e açúcar. As refeições são simples, básicas como na nossa casa em tempos de fazenda: mandioca frita, arroz, feijão orgânico, ovinho frito na hora, uma couve refogada, angu (bem mineiro), costelinha de porco, linguiça calabresa e salada orgânica com fundo de alcachofra. Tudo muito bem feito e delicioso!

Mercado da Suzana
 
 
Comida Mineira
 
Líder e pioneira no segmento, a Bananinha Paraibuna comercializa há 36 anos produtos de alta qualidade e de forte credibilidade no mercado. Fundada em 1975 na cidade de Paraibuna (SP), no Vale do Paraíba, hoje a Bananinha Paraibuna está presente em quase todos os estados brasileiros.
 
 Um dia diferente, pessoas bacanas, comida boa e muito aprendizado!
 
 
 

Um comentário:

  1. Muito bacana esse passeio, já tive a oportunidade de ir e adorei!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu recadinho, você me deixará muito feliz! E, com certeza, te retornarei! Bjus